Aguarde...

Camafeu de Nozes com Chocolate


Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado
  • 200g de nozes moídas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Ingredientes para enrolar e cobrir
  • 400g de chocolate meio amargo para cobertura
  • Água quente
  • 40 pedaços inteiros de nozes
  • Óleo spray ou manteiga

Modo de preparo

Modo de fazer

Prepare o recheio: O recheio do camafeu pode ser feito no fogão ou no microondas.

No fogão: Em uma panela ponha o leite condensado, a manteiga e as nozes moídas. Cozinhe o tempo todo em fogo médio para evitar que o recheio agarre e queime. Mexa sempre até que o recheio comece a engrossar e soltar um pouco do fundo da panela. Retire do fogo e ponha em um prato fundo untado com óleo ou manteiga. Espere esfriar para enrolar.

No microondas: Coloque numa tigela alta o leite condensado, a manteiga e as nozes moídas. Misture tudo e leve ao microondas em potência máxima por 2 minutos. Retire, mexa vigorosamente com uma colher e torne a voltar com o recheio para o microondas por mais 2 minutos. Repita essa operação mais 3 vezes, agora deixando apenas por 1 minuto cada vez, até completar 7 minutos ao todo. Nesse ponto o recheio do camafeu estará pronto. Vire num prato fundo untado com óleo ou manteiga e espere esfriar para enrolar.

Enrole os camafeus: Primeiro coloque um pedaço papel manteiga sobre a mesa ou bancada onde irá trabalhar, para poder colocar os docinhos enquanto esperam a cobertura. Deixe o óleo spray ou a manteiga por perto. Espalhe óleo ou manteiga nas mãos e com uma colherzinha pegue uma pequena porção de massa. Enrole-a e dê o formato do camafeu. Coloque-os sobre o papel manteiga um ao lado do outro. Sempre que achar necessário, torne a espalhar mais um pouco de óleo ou manteiga pelas mãos e continue enrolando os docinhos até terminar toda a massa.

DICA: O formato do camafeu de nozes é parecido com o do croquete, porém menor, pois parecerá maior quando receber a cobertura e a decoração com o pedaço de noz.Prepare o chocolate: Com uma faca afiada raspe sobre uma tábua o chocolate até virar lascas finas. Divida o chocolate em 3 partes cada. Coloque duas partes numa tigela e reserve o restante. Primeiramente será derretido somente duas partes.

DICA: A faca e a tábua devem estar completamente secas. Respingos de água podem vir a comprometer a qualidade do chocolate.

Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.

Derreta o chocolate: Pode-se derreter chocolates em banho-maria ou no microondas. Em banho-maria Para usar esse processo, será necessário aquecer água em uma panela que caiba a tigela com o chocolate picado dentro. Não deixe a água ferver, ela deverá apenas estar bem quente. Coloque sobre a água quente a tigela e aguarde até o chocolate começar a derreter. Então mexa com uma colher para ajudar no processo. Novamente tome cuidado para não respingar água no chocolate. Uma vez derretido, junte os chocolate picado que estava separado. Isso irá "resfriar" um pouco o chocolate dando-lhe maior brilho e resistência ao calor quando os docinhos estiverem prontos. Mexa novamente até derreter tudo completamente. No microondas: Para derreter o chocolate no microondas, use sempre a potência média. Para derretê-lo, coloque-o no microondas por 1:30 minuto. Retire na metade do tempo e mexa para que o chocolate derrreta por igual. Volte ao microondas e ao final mexa novamente até derreter tudo e ficar homogênio. Junte o chocolate separado e continue mexendo para que derreta também. Da mesma forma, que no banho-maria esta etapa servirá para melhorar a qualidade do chocolate.

Termine os camafeus: Arrume uma grade de esfriar bolo sobre um pedaço de papel manteiga em cima da mesa, separe todas as forminhas e coloque-as próximas do local em que irá trabalhar. Com a ajuda de um garfo comum ou de garfos especiais para cobrir bombons, mergulhe os docinhos no chocolate derretido e levante-os. Deixe escorrer um pouco e posicione-os sobre a grade para que possam acabar de escorrer e secar. Enquanto a cobertura de chocolate ainda está mole, decore com os pedaços inteiros de nozes. Quando secarem completamente, arrume-os nas forminhas de papel. DICA: Lembre-se que os camafeus são docinhos maiores e que forminhas pequenas para docinhos convencionais não servirão. Elas devem ser um pouco maiores e quando estiver soltando-as, passe os dedos por cada uma de forma a 'esticá-las', dando o formato mais comprido para comportarem os camafeus melhor. DICA: Use luvas para trabalhar com coberturas de chocolates, assim evita deixar marcas na superfície, pois podem derreter ligeiramente com o calor das mãos.RENDIMENTO: 40 unidades.


Álbum (1)

Álbum de fotos (1)

Marcadores

Comentários



Salada Irlandesa
Salada Irlandesa
Pão de Alho com Catupiry
Pão de Alho com Catupiry
Calde peixe com legumes
Calde peixe com legumes
Filé de Peixe à Roland
Filé de Peixe à Roland
quiche á minha maneira
quiche á minha maneira
Vitamina de gelatina com frutas
Vitamina de gelatina com frutas
Caldo base para vários tipos de sopa
Caldo base para vários tipos de sopa
Camarão com Laranja
Camarão com Laranja
frango diferente
frango diferente
Molotof
Molotof
Bolo Gelado
Bolo Gelado
Hadock
Hadock
Bolinho de Fubá com Recheio de Queijo
Bolinho de Fubá com Recheio de Queijo
barquete de endívia e lentilha
barquete de endívia e lentilha
Glace de leite condensado
Glace de leite condensado
Patê de Salame e Ricota
Patê de Salame e Ricota
Bolo de Tapioca
Bolo de Tapioca
Cuscuz à Paulista
Cuscuz à Paulista
Massa Básica de Chocolate Garoto
Massa Básica de Chocolate Garoto
Ravióli com Brócolis
Ravióli com Brócolis