Do caldeirão mineiro:
Bata no liquidificador, o
molho de tomate
a cenoura picadinha, o
caldo de carne
a água, o catchup, a mostarda e reserve.
Num caldeirão grande, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho, junte o pernil, a pele de porco, frite bem e vá pingando água até ficar macio, junte o suco de laranja, acrescente a lingüiça e/ou o paio, espere ferver, desligue o fogo e reserve. Em outra panela, frite o toucinho até dourar, despreze o excesso da gordura, e transfira-o para o caldeirão. Faça o mesmo com o lombo e também transfira para o caldeirão. Na panela que fritou o toucinho, sem lavá-la, acrescente a costelinha de porco e cozinhe até ficar macia. Despreze o excesso de gordura e transfira para o caldeirão. Acenda o fogo do Caldeirão novamente, agora com todas as carnes, acrescente a mistura que bateu no liquidificador, o mel, a folha de louro, o orégano, sal e pimenta a gosto.
Abaixe o fogo, junte o vinho tinto seco e deixe cozinha por pelo menos 30 minutos, mexendo às vezes.
Desligue o fogo, misture a salsinha.
Reserve e mantenha aquecido.
Do curau:
Bata no liquidificador o milho verde com a água, passe pela peneira e reserve.
Aqueça o azeite, doure a cebola ralada, coloque o milho reservado, junte sal e a noz moscada o orégano seco e amido de milho dissolvido em água fria.
Mexa até o creme engrossar.
Desligue o fogo, junte o queijo mussarela ralado e o creme de leite sem o soro, misture tudo muito bem e coloque numa travessa e sirva como acompanhamento do caldeirão mineiro.