Aguarde...

Bombom de goiaba


Ingredientes

  • 150 g de polpa de goiaba congelada
  • 175 g /1 xícara (chá) de açúcar
  • 4 g de pectina
  • 90 g de xarope de glicose
  • 1 colher (chá) de suco de limão

Modo de preparo

1. Numa panela, coloque a polpa de goiaba e leve ao fogo baixo para descongelar. Quando atingir a temperatura ambiente, retire do fogo. Não deixe a polpa esquentar.

2. Numa tigela, misture 2 colheres (sopa) de açúcar com a pectina. Este procedimento serve para o recheio não empelotar durante o cozimento.

3. Adicione a mistura de açúcar com pectina à polpa de goiaba e volte a panela ao fogo médio, mexendo bem. Quando ferver, acrescente o restante do açúcar, aos poucos, mexendo sempre. Junte o xarope de glicose e continue mexendo por mais 5 minutos.

4. Retire a panela do fogo, misture o suco de limão, tampe e deixe a polpa esfriar.
Para a casquinha de chocolate
Ingredientes
500 g de chocolate meio amargo
Modo de Preparo
Para esta receita não serão necessários os 500 g de chocolate. Mas a chef Luciana Lobo explica que a temperagem , procedimento feito para que o chocolate seque rapidamente e não perca o brilho, fica mais fácil feita numa porção maior. O chocolate que não for usado poderá ser reutilizado posteriormente.

Para que os bombons fiquem perfeitos, a chef sugere que sejam utilizadas fôrmas de bombom rígidas. São muito mais caras, mas valem o investimento!

1. Numa tábua, pique todo o chocolate meio amargo.

2. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande, a maior que tiver, e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria mexendo sempre. Para fazer o banho-maria leve uma panelinha com água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água.

3. Numa superfície limpa de trabalho, de preferência uma mesa ou tábua de mármore, despeje 2/3 do chocolate derretido Com uma espátula de confeiteiro, mexa o chocolate no sentido das bordas para o centro, para que esfrie um pouco, mas sem deixar endurecer. Se estiver usando um termômetro, pare de mexer o chocolate quando ele atingir 28ºC. Ou seja, ele deve estar líquido, mas frio.

4. Com a mesma espátula, volte o chocolate manipulado à tigela com o 1/3 de chocolate derretido e misture bem. A temperatura final do chocolate deve aumentar para 30ºC. Na cozinha profissional, para que as temperaturas sejam precisas, o termômetro digital é sempre utilizado. Em casa, sem o termômetro, o truque é trabalhar com o chocolate frio, porém fluido.

5. Coloque uma folha de papel-manteiga, grande o suficiente para apoiar todas as fôrmas, numa superfície de trabalho.

6. Na fôrma própria para fazer bombons, despeje o chocolate derretido preenchendo todas as cavidades. Bata a fôrma na superfície de trabalho para não deixar que se formem bolhas de ar.

7. Sobre a tigela com o chocolate derretido vire a fôrma de cabeça para baixo, batendo para que o excesso escorra e não seja desperdiçado. Raspe a fôrma na borda da tigela, (como se estivesse tirando o excesso de chocolate de uma espátula) e, ainda de cabeça para baixo (a fôrma, não você!), coloque-a sobre a folha de papel-manteiga. Para que o chocolate possa ventilar, apóie as laterais da fôrma no cabo de duas colheres de pau. Repita o procedimento com as outras fôrmas. Reserve o chocolate restante para fechar os bombons, depois de recheados.

8. Se a cozinha estiver muito quente, leve as fôrmas, sobre o papel-manteiga, à geladeira por apenas 5 minutos. Caso contrário, deixe secando em temperatura ambiente por 10 minutos. Desvire as fôrmas e raspe o excesso de chocolate com a espátula.
MONTAGEM
1. Transfira o recheio para um saco de confeitar. Recheie cada cavidade com um pouco da pasta de goiaba, deixando cerca de 3 mm de espaço até a borda. Reserve. 2. Faça a temperagem do chocolate restante conforme explicado nos passos 2, 3 e 4 da etapa anterior. 3. Despeje um pouco de chocolate derretido em uma das extremidades da fôrma e, com a espátula, espalhe cobrindo as cavidades e formando a tampa de cada bombom. Bata a fôrma na superfície de trabalho para não deixar que se formem bolhas de ar. Passe a espátula novamente para fazer o acabamento e leve à geladeira para secar por 10 minutos. 4. Retire da geladeira e desenforme os bombons.


Álbum (1)

Álbum de fotos (1)

Marcadores

Comentários



Fricassê de Bacalhau
Fricassê de Bacalhau
Massa Básica para Salgados Assados
Massa Básica para Salgados Assados
Batatas fritas sequinhas
Batatas fritas sequinhas
ostras gratinadas ao molho de chanpagne
ostras gratinadas ao molho de chanpagne
pasta de beringelas
pasta de beringelas
Ostras gratinadas de torres.
Ostras gratinadas de torres.
Coxinha de Frango com Arroz
Coxinha de Frango com Arroz
Pastel de Forno
Pastel de Forno
ostras gratinadas
ostras gratinadas
Fraldan ao molho de azeite de oliva e alho argentino
Fraldan ao molho de azeite de oliva e alho argentino
Contra filé ao forno com Cebolas Caramelizadas (para 6 pessoas)
Contra filé ao forno com Cebolas Caramelizadas (para 6 pessoas)
Pavê de maçã
Pavê de maçã
Namura da Vovó (doce Árabe)
Namura da Vovó (doce Árabe)
Colomba de Páscoa Light
Colomba de Páscoa Light
bolo de banana
bolo de banana
Bolo Vapt-Vupt
Bolo Vapt-Vupt
Penne com Abobrinha e Kani
Penne com Abobrinha e Kani
Arroz com cenoura
Arroz com cenoura
Bananas ao forno c/molho branco
Bananas ao forno c/molho branco
Feijão campestre
Feijão campestre