Aguarde...

Bolo mousse de morango


Ingredientes

  • Para o pão de ló:
  • 4 ovos, ½ xícara (chá) de açúcar,
  • 7 colheres (sopa) de farinha de trigo,
  • 3 colheres (sopa) de maisena,
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha,
  • Para o recheio:
  • 500 g de morangos,
  • suco de ½ limão,
  • 4 claras
  • 1 pacote de gelatina sem sabor,
  • 50 ml de água,
  • ¾ xícara (chá) de açúcar,
  • 250 ml de creme de leite fresco.
  • Para a montagem:
  • 10 morangos,
  • 100 ml de creme de leite fresco.

Modo de preparo

PREPARO DO PÃO-DE-LÓ:
1- Ligue o forno em temperatura média (180 graus). 2- Numa batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Bata em velocidade alta por 15 minutos. 3- Enquanto o creme está na batedeira, peneire todos os ingredientes secos por 3 vezes. 4- Retire o creme da batedeira, acrescente a essência de baunilha e mexa suavemente. 5- Acrescente os ingredientes peneirados e mexa delicadamente. Tente mexer o menos possível. 6- Unte uma assadeira de fundo removível (22 cm) com manteiga e farinha. 7- Coloque a massa do bolo sobre a forma e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos. 8- Enquanto a massa está no forno, comece a fazer a calda e o recheio. 9- Para verificar se o bolo está assado, espete um palito no centro do bolo. Se o palito sair limpo, o bolo está no ponto. 10- Retire o bolo do forno. Espere esfriar. Reserve.

PREPARO DO RECHEIO:
1- Comece lavando os morangos. Depois do banho de água corrente, retire as folhinhas e deixe-os de molho por uns 10 minutos numa tigela. Em seguida nada de ir logo escorrendo a água, retire os morangos. As “sujeirinhas” ficam no fundo da tigela. 2- Corte os morangos pela metade e cada metade ao meio novamente. Reserve. 3- Numa panela média, coloque os morangos e o suco de limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até que os morangos fiquem bem macios. 4- Retire o morango do fogo e coloque dentro do liquidificador. Bata em velocidade alta por 10 segundos. 5- Retire a geléia do liquidificador e coloque dentro de um recipiente. Reserve 3 colheres (sopa) da geléia para a decoração. 6- Numa panela pequena, coloque a água e o açúcar. Leve ao fogo médio por 4 minutos. 7- Enquanto isso prepare as claras 8- Numa batedeira, coloque as claras e bata em velocidade alta por 3 minutos. 9- Retire a calda do fogo, em ponto de fio, e despeje sobre as claras que devem continuar sendo batidas. 10- Continue batendo até que o recipiente da batedeira esfrie. 12- Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. 13- Num recipiente, coloque o merengue, a polpa de morango e a gelatina dissolvida. Mexa bem. Reserve. 14- Coloque o creme de leite na batedeira e bata até virar chantilly 15- Encorpore o chantilly ao creme de morangos e mexa suavemente. Reserve.

MONTAGEM DO BOLO:
1- Retire o bolo da forma e corte horizontalmente, formando duas metades. Lave bem a forma e enxugue. 2- Volte a base do bolo para a forma limpa e feche o aro novamente. Regue a massa do bolo com a calda de rum. 3- Coloque a metade da mousse de morango sobre o bolo. Cubra com a outra metade do bolo e aperte com as mãos para a mousse ocupar bem os espaços da forma. 4- Coloque o restante da mousse, cobrindo todo o bolo. 5- Bata a forma para que a mousse preencha todos os espaços. 6- Pegue a geléia reservada e coloque, com uma colher, sobre a superfície do bolo de maneira aleatória. 7- Com um palitinho, faça vários riscos de dentro para fora, formando desenhos. 8- Lave os morangos, retire as folhinhas e corte cada morango em 4 fatias finas (como se fossem lâminas). Reserve. 9- Leve o bolo à geladeira e deixe gelar por no mínimo 6 horas. 10- Retire o bolo da geladeira, desenforme e retire o aro. Com uma espátula bem grande ou uma faca, retire o bolo da forma e passe para um prato de sua preferência. Reserve. 11- Bata o creme de leite até o ponto de chantilly 12- Com uma espátula, pegue uma porção de chantilly e cubra a lateral do bolo. Procure seguir sempre o mesmo sentido ao espalhar para evitar que farelos de bolo sujem o creme. 13- Sobre a superfície do bolo, distribua os morangos próximos da borda do bolo, fazendo um caminho, colocando um morango atrás do outro. 14- Sirva gelado.

PARA A CALDA: Ingredientes: ¼ xícara (chá) de água ½ xícara (chá) de açúcar 60 ml de rum Modo de preparo: 1. Numa panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Espere ferver e deixe por 1 minuto. 2. Retire do fogo. Reserve


Álbum (1)

Álbum de fotos (1)

Marcadores

Comentários



frango desossado
frango desossado
Granola Diet II
Granola Diet II
FRANGUINHO ASSADO DE DOMINGO por:Marcia Gomes
FRANGUINHO ASSADO DE DOMINGO por:Marcia Gomes
Torta de maracujá e coco
Torta de maracujá e coco
Arroz Doce Super Simples e Gostoso de Job Diogenes
Arroz Doce Super Simples e Gostoso de Job Diogenes
Torta de Queijo Prato ao Manjericão
Torta de Queijo Prato ao Manjericão
Arroz com camarão
Arroz com camarão
Frapê de Creme de Menta
Frapê de Creme de Menta
Frango com requeijão na moranga
Frango com requeijão na moranga
Pizza Portuguesa
Pizza Portuguesa
Casquinha de Siri Suflê
Casquinha de Siri Suflê
Alface à Holandesa
Alface à Holandesa
Chantily caseiro
Chantily caseiro
Pamonha Salgada...
Pamonha Salgada...
Bolo de Chocolate sem Trigo
Bolo de Chocolate sem Trigo
Churrasco de pinhão
Churrasco de pinhão
Bolo de batata
Bolo de batata
Bolo de tomates
Bolo de tomates
Arroz integral com legumes
Arroz integral com legumes
Beijinho de Coco...
Beijinho de Coco...