Massa
Asse em duas assadeiras de tamanho grande. Depois de assado, espere amornar e desenforme. O bolo que ficará por baixo, deve ser levemente escavado com uma faquinha formando uma pequena depressão, para que o creme do recheio fique melhor depositado, não escorrendo pelas laterais. Cuidado para deixar as laterais e o fundo desse bolo escavado a espessura mínima de um dedo.
Recheio
Creme de Baunilha: Bata no liqüidificador o ovo com o leite, o amido e o açúcar. Leve ao fogo mexendo sempre. Quando engrossar, desligue o fogo e junte a manteiga e a baunilha. Se o creme ficar com consistência de mingau grosso, junte um pouco mais de leite e volte ao fogo para ferver mexendo bem. A consistência deve ser a de um mingua ralo, caso contrário o bolo fica muito seco. Mexa até esfriar completamente (para não formar uma crosta sobre a superfície). Reserve.
Abacaxi Cozido: Pique a polpa do abacaxi em pedaços não muito pequenos e coloque em uma panela. Leve ao fogo para cozinhar, até ficar quase seco (cuidado para não cozinhar demais). Junte algumas colheradas de açúcar (a quantidade varia de acordo com a acidez da fruta, mas a idéia é colocar o mínimo possível). Deixe ferver por alguns minutos. Quando formar uma calda, escorra bem e reserve-a para molhar o bolo. Volte o abacaxi ao fogo durante mais dois ou três minutos para secar mais um pouco. Cuidado para não cozinhar o abacaxi demais. Ele deve ficar cozido, mas firme, com cor amarelo-brilhante. Reserve.
Cobertura
Coloque as caixinhas de creme de leite ( própria para fazer chantilly no congelador ou freezer, para que fique bem gelado (não deixe congelar). Depois, coloque na tigela da batedeira e junte os demais ingredientes. Bata até ficar encorpado, numa consistência mais suave que a de suspiro (deve ficar úmido para ajudar a umidecer a parte de cima do bolo, mas firme o suficiente para ficar como cobertura).
Montagem
Sobre uma tábua forrada com papel alumínio ou uma bandeja, coloque o bolo que foi levemente escavado. Regue com colheradas da calda do cozimento do abacaxi (não molhe demais, a idéia é apenas perfumar o bolo). Espalhe bastante creme de baunilha e, por cima, distribua o abacaxi cozido. Regue um lado do segundo pão-de-ló com mais algumas colheradas da calda, vire essa parte úmida para baixo e coloque sobre o bolo. Regue levemente com mais um pouco de calda. Se for preciso, acerte as laterais do bolo com uma faquinha. Certifique- se de que o bolo está bem frio e cubra com o chantilly com ajuda de uma espátula (não use o saco de confeitar). Depois de coberto, com a ajuda de um garfo, forme ondas por toda a extensão do bolo. Ou decore com abacaxi e cerejas em calda. Descanse o bolo 24 horas na geladeira antes de servi- lo.