Aguarde...

Bolo de Abacaxi com Creme de Baunilha


Ingredientes

  • Massa
  • 2 unidade(s) de pão-de-ló redondo
  • Recheio
  • 750 ml de leite
  • 2 unidade(s) de gema de ovo
  • 2 colher(es) (sopa) de amido de milho
  • 2 colher(es) (sopa) de manteiga
  • 6 colher(es) (sopa) de açúcar
  • 2 colher(es) (sopa) de essência de baunilha
  • 2 unidade(s) de abacaxi
  • Cobertura
  • 3 caixinha(s) de creme de leite
  • 5 colher(es) (sopa) de açúcar
  • quanto baste de essência de baunilha

Modo de preparo

Massa

Asse em duas assadeiras de tamanho grande. Depois de assado, espere amornar e desenforme. O bolo que ficará por baixo, deve ser levemente escavado com uma faquinha formando uma pequena depressão, para que o creme do recheio fique melhor depositado, não escorrendo pelas laterais. Cuidado para deixar as laterais e o fundo desse bolo escavado a espessura mínima de um dedo.

Recheio

Creme de Baunilha: Bata no liqüidificador o ovo com o leite, o amido e o açúcar. Leve ao fogo mexendo sempre. Quando engrossar, desligue o fogo e junte a manteiga e a baunilha. Se o creme ficar com consistência de mingau grosso, junte um pouco mais de leite e volte ao fogo para ferver mexendo bem. A consistência deve ser a de um mingua ralo, caso contrário o bolo fica muito seco. Mexa até esfriar completamente (para não formar uma crosta sobre a superfície). Reserve.

Abacaxi Cozido: Pique a polpa do abacaxi em pedaços não muito pequenos e coloque em uma panela. Leve ao fogo para cozinhar, até ficar quase seco (cuidado para não cozinhar demais). Junte algumas colheradas de açúcar (a quantidade varia de acordo com a acidez da fruta, mas a idéia é colocar o mínimo possível). Deixe ferver por alguns minutos. Quando formar uma calda, escorra bem e reserve-a para molhar o bolo. Volte o abacaxi ao fogo durante mais dois ou três minutos para secar mais um pouco. Cuidado para não cozinhar o abacaxi demais. Ele deve ficar cozido, mas firme, com cor amarelo-brilhante. Reserve.

Cobertura

Coloque as caixinhas de creme de leite ( própria para fazer chantilly no congelador ou freezer, para que fique bem gelado (não deixe congelar). Depois, coloque na tigela da batedeira e junte os demais ingredientes. Bata até ficar encorpado, numa consistência mais suave que a de suspiro (deve ficar úmido para ajudar a umidecer a parte de cima do bolo, mas firme o suficiente para ficar como cobertura).

Montagem

Sobre uma tábua forrada com papel alumínio ou uma bandeja, coloque o bolo que foi levemente escavado. Regue com colheradas da calda do cozimento do abacaxi (não molhe demais, a idéia é apenas perfumar o bolo). Espalhe bastante creme de baunilha e, por cima, distribua o abacaxi cozido. Regue um lado do segundo pão-de-ló com mais algumas colheradas da calda, vire essa parte úmida para baixo e coloque sobre o bolo. Regue levemente com mais um pouco de calda. Se for preciso, acerte as laterais do bolo com uma faquinha. Certifique- se de que o bolo está bem frio e cubra com o chantilly com ajuda de uma espátula (não use o saco de confeitar). Depois de coberto, com a ajuda de um garfo, forme ondas por toda a extensão do bolo. Ou decore com abacaxi e cerejas em calda. Descanse o bolo 24 horas na geladeira antes de servi- lo.


Álbum (1)

Álbum de fotos (1)

Marcadores

Comentários



Knead bread
Knead bread
Bolinho de chuva
Bolinho de chuva
Patê de Ricota
Patê de Ricota
Curau de Milho Verde
Curau de Milho Verde
Perdiz ao Porto
Perdiz ao Porto
Pão de queio Perfeito
Pão de queio Perfeito
Pão Francês 01
Pão Francês 01
Pãozinho de salame Royal
Pãozinho de salame Royal
mousse de maracujá
mousse de maracujá
Torta de Pão de Forma com Creme de Milho
Torta de Pão de Forma com Creme de Milho
Caponata
Caponata
Bolinho de Chuva Especial
Bolinho de Chuva Especial
Pão de Mel
Pão de Mel
Acém com Molho de Legumes*
Acém com Molho de Legumes*
Mousse de Chocolate
Mousse de Chocolate
Capuccino caseiro
Capuccino caseiro
banana assada com coco
banana assada com coco
Moqueca capixaba
Moqueca capixaba
Torta salgada muito fácil de fazer
Torta salgada muito fácil de fazer
brigadeiro rico da Cris
brigadeiro rico da Cris