Aguarde...

Podridão apical

Sobre

A podridão-apical no fruto é provocada pela deficiência de cálcio na extremidade distal do fruto. O cálcio é um nutriente com pouca mobilidade na planta, e qualquer condição que dificulte a absorção desse nutriente, como salinidade excessiva, uso de nitrogênio na forma amoniacal, excesso ou falta de umidade, ocorrência de doenças radiculares e baixo nível de cálcio no solo, poderá provocar o aparecimento dos sintomas.

 

 

Fonte: Embrapa

Sintomas

Os sintomas de deficiência iniciam-se quando os fruto estão ainda verdes, com o aparecimento de uma área encharcada na região apical do fruto que se torna escura e deprimida à medida que o fruto cresce. Com menos freqüência, pode ocorrer um escurecimento interno do fruto conhecido como coração preto. A ocorrência desse sintoma vem sempre acompanhada de um amadurecimento precoce dos frutos.

Tratamento

Medidas de controle recomendas: fertilização química bem balanceada, calagem com calcário dolomítico três meses antes do plantio, uso de cultivares mais tolerantes, umidade de solo adequada e aplicações de cloreto de cálcio via foliar a 0,6%.