Aguarde...

Vírus do mosaico do tobaco

Tobacco Mosaic Virus

Sobre

A virose do mosaico-do-fumo, causada pelo TMV (Tobacco mosaic virus) infecta diversas plantas. As perdas variam conforme a época de infecção, sendo maiores em infecções precoces. Essas pragas causam freqüentemente infecção latente (assintomática), mas estirpes graves podem induzir mosaico suave alternado com embolhamento foliar. Um meio de transmissão muito eficiente é através de sementes contaminadas. Já no campo, a transmissão desses vírus ocorre exclusivamente de forma mecânica, por meio do contato direto entre operários e a plantação.

 

 

Fonte: Software e Sistemas

Sintomas

Os sintomas induzidos por vírus do mosaico do tabaco (TMV) são um pouco dependente da planta hospedeira e pode incluir mosqueamento mosaico, necrose, nanismo, folha de ondulação, e amarelecimento dos tecidos de plantas. Os sintomas são muito dependentes da idade da planta infectada, as condições ambientais, a estirpe de vírus, eo fundo genético da planta hospedeira. As estirpes de TMV também infectam tomate, em algum momento causando rendimento pobre ou frutos distorcidas, o amadurecimento de retardada, e não uniforme cor do fruto.

Tratamento

Aquisição de mudas com sanidade garantida, juntamente com a erradicação de plantas infectadas, não reaproveitamento de substratos e vasos provenientes de plantas doentes, desinfestação de ferramentas e evitar contato entre plantas direto ou indireto (através de contato físico com plantas contaminadas seguido do contato com plantas sadias).