Aguarde...

Cancro da haste

Alternaria alternata f. sp. lycopersici Grogan et al.

Sobre

Esta doença pode ser confundida com pinta preta, porque o agente causal pertence ao mesmo gênero. Entretanto, os sintomas são distintos, porque A. alternara causa cancros de cor parda a negra com zonas concêntricas no caule próximo à linha do solo ou pouco acima. (Kurozawa e Pavan, 1997)

Sintomas

Aparecem com freqüência grandes cancros associados aos ferimentos no caule. O xilema apresenta descoloração que pode se estender de 4 a 7 cm acima e abaixo dos cancros. (Kurozawa e Pavan, 1997)
Sintomas nas folhas manifestam-se como áreas pardo-escuras a pretas de tecido necrótico internerval. (Fitopatologia.net, 2010)
Nos frutos, o sintoma é uma lesão necrótica deprimida, pardo-escura, freqüentemente com anéis concêntricos. As lesões podem nem sempre ser aparentes quando o fruto é colhido, mas podem desenvolver rapidamente enquanto ele está em trânsito. Entretanto, em condições de campo, o fruto, principalmente o destinado à indústria, quando bem maduro, pode apodrecer a partir de qualquer ponto de sua superfície. (Filgueira, 1982)

Tratamento

A doença ocorre em condições de alta umidade, o que deve ser evitado. Também pode ser controlada eficientemente plantando variedades resistentes. (Melo, 1989)