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Professores participam de oficinas sobre biodiversidade




Cerca de 50 professores dos municípios de Apiacás e Colniza, situados no Noroeste do Mato Grosso, vão participar, até o dia 12 de novembro, de oficinas de Capacitação em Biodiversidade e Elaboração de Projetos, ambas promovidas pelo WWF-Brasil. As atividades têm como objetivo apoiar ações de cunho ambiental que a entidade tem realizado naquela região.

A primeira oficina, de Capacitação em Biodiversidade, ocorreu na escola municipal de Apiacás, município situado a 953 quilômetros de Cuiabá, entre os dias 8 e 9 de novembro. A oficina foi ministrada pelo analista de conservação da WWF-Brasil, Samuel Tararan, e pela consultora Cristiane Klein, e teve como objetivo debater com os educadores o conceito de biodiversidade e levá-los a reconhecer o valor e importância deste tema. A idéia é que, posteriormente, os professores levem esse conhecimento a seus alunos. O livro “Investigando a Biodiversidade: guia de apoio aos Educadores”, publicado este ano pelo WWF-Brasil, foi utilizado como ferramenta pedagógica. 

Durante a oficina foram revistos os textos que os educadores vêm produzindo sobre o assunto. Ao fim do trabalho, os textos redigidos pelos professores vão compor uma cartilha que será publicada e utilizada nas escolas públicas da região.

A segunda oficina vai acontecer em Colniza, a 1.065 quilômetros de Cuiabá, a capital do Estado. Entre os dias 11 e 12, outros 25 educadores vão tomar parte numa Oficina de Elaboração de Projetos. Ela será ministrada pelo analista do programa de Educação para Sociedades Sustentáveis da WWF-Brasil, Bruno Reis, juntamente com a educadora do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Lionilde Gonzaga, e a consultora Teiamar Bobot. Esta oficina visa capacitar os educadores em elaboração de projetos socioambientais, criando oportunidades para que eles possam estabelecer parcerias e adquirir financiamentos para a execução de ações que reflitam as necessidades locais.

O técnico Samuel Tararan comentou que as oficinas se inserem no trabalho de “alertar” os educadores para a importância do meio ambiente, num contexto de produção sustentável e conservação da biodiversidade. “Buscamos ampliar a percepção dos professores sobre os serviços ambientais gerados pela floresta, incluindo a manutenção da biodiversidade, a regulação hídrica e a purificação de suas águas, assim como o seqüestro de carbono”, explicou. Samuel afirmou ainda que, ao transmitir essas informações para seus alunos, os professores contribuem com a divulgação e disseminação desses conceitos e com a manutenção das florestas no bloco de conservação Juruena-Apuí, onde o WWF-Brasil já atua há pouco mais de três anos.


Fonte: WWF - Brasil


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